Equipamentos para Corridas de Obstáculos: O que usar?

Todo esporte possui seus equipamentos para aumentar a performance do atleta. Futebol tem chuteira, natação tem óculos, baseball tem o taco e assim por diante. Então conheça agora os equipamentos para corridas de obstáculos e saiba o que usar para ter vantagem no percurso.

Tênis OCR e Trilha

O tênis é o principal equipamento para que participa de corridas. Na corrida de obstáculos não é diferente. Correr em um terreno liso, cheio de água e lama, exige muito do material e pede algumas exclusividades.

Um tênis para corrida de obstáculos precisa ser leve, respirável, com um ótima drenagem para água e principalmente ter ótimo desempenho na lama. O modelo do solado é onde você vê a maior diferença comparado com tênis de corrida convencional (asfalto). É possível comparar com a diferença entre um pneu para carros de corrida convencional para carros off-road. Travas firmes e protuberantes, feito com uma borracha mais macia.

 

 

Acima temos dois modelos: Speedcross 4 (Salomon) e All Terrain Super OR (Reebok). Ambos são modelos consagrados para corridas de obstáculos. O primeiro é pensado também para corridas de trilha e possui mais resistência e desempenho na lama. O segundo possui sistema de drenagem que elimina a água que entra no calçado, além de um diferencial exclusivo: sistema de garras para subir em cordas. Em breve faremos reviews sobre cada um, mas ambos são ótimos equipamentos para corridas de obstáculos.

[adrotate banner=”1″]

 

Luvas

Esse é um ponto que é negligenciado pela maioria dos atletas: as mãos. Por mais que você treine exercícios intensos de resistência, provavelmente o que vai te deixar na mão vai ser exatamente isso: sua força de pegada. Quase todos os obstáculos com baixo índice de conclusão exploram a força para segurar peso, como monkey bar, argolas, rope climb (apesar que aqui tem truque) e Hércules. Nessas situações, a luva pode ajudar a evitar machucados, aumentar a firmeza e diminuir dores.

As luvas podem ser de ciclismo, musculação ou semelhantes. Já vi uma pessoa usando luva para trabalhos com madeira (se funcionou pra ela, quem sou eu pra julgar?). Mas se você busca algo mais específico, existe uma linha da Reebok (a única que eu conheço) desenvolvida para a Spartan Race. O diferencial dessas luvas é a palma em silicone, que parece grudar em qualquer superfície.

Roupas

Aqui as opções são variadas. Bermudas de corrida, segunda pele, roupas de compressão, meiões, legging, camisetas de corrida ou até uma combinação de camadas. O mais importante é o atleta se sentir confortável.

A única regra é a mesma válida para qualquer esporte: não use algodão. Isso porque o algodão retém líquido e tem uma péssima respirabilidade. O que significa que irá correr com roupa pesada, encharcada de suor, água e lama. Algo totalmente desconfortável, que irá atrapalhar sua performance. Então, indiferente de qual for sua preferência, procure por tecidos sintéticos (como a poliamida) e tecnológicos que não retém água, secam rápido e mantém seu conforto por toda a corrida.

Se você ainda não tem uma preferência, dê uma chance a roupas de compressão. São ótimos equipamentos para corridas de obstáculos pois reduzem o impacto do movimento da corrida nos músculos e melhoram a circulação sanguínea. Outra vantagem mais específica é que são coladas ao corpo, o que evita que você fique preso no arame farpado do rastejo.


Gostou das dicas de equipamentos para corridas de obstáculos? Tem mais sugestões? Deixe nos comentários.

 

 

Anderson Lange

Especializado em marketing digital, com cursos em marketing esportivo pela ESPM, trabalho com marketing desde os 17 anos. Já fui designer, diretor criativo de agências, planejamento, coordenador e consultor de marketing para diversas empresas. Hoje sou sócio e diretor da PódioMkt. Uma agência especializada em marketing para eventos esportivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *