Melhores corridas de obstáculos do Brasil

Corrida de obstáculos é um esporte relativamente novo no Brasil, mas que cresce muito rápido. Nesse pouco tempo de desenvolvimento, algumas corridas em nosso país se destacaram. Nós, como organizadores, participamos de várias provas e criamos essa lista com as que consideramos ser as melhores. Colocamos as principais características de cada uma e o que as destaca. Então, se você já participa dessa modalidade e quer conhecer as melhores corridas de obstáculos do Brasil, acompanhe nossa lista.

Detalhe: Elas não estão em ordem da melhor para pior, nem nada assim. Veja as características que mais lhe agrada e comece a treinar.

Spartan Race: A maior corrida de obstáculos do mundo

A Spartan Race é considerada a maior corrida de obstáculos do mundo. Aqui, apesar de estar há apenas um ano em terras tupiniquins (no lançamento deste post), já pode ser considerada uma das melhores corridas de obstáculos do Brasil. Uma corrida com pouca lama, mas muito bem montada. Apesar de ter ouvido algumas reclamações sobre a retirada de kits ter demorado, considero como um dos eventos mais bem organizados que participo. A comunicação pré-prova é muito completa e esclarecedora. Placas no local direcionam o público. Obstáculos gigantes montados próximo à área de visitantes dão um visual fantástico. Tudo isso em um ambiente que lembra um festival de rock.

Os obstáculos são desafiadores e clássicos, seguindo todas as diretrizes da franquia internacional. Isso quer dizer que você vai ver vídeos no Youtube dos eventos internacionais e quando chegar a sua vez de correr, vai encontrá-los na pista.

Um ponto muito positivo é que quase não possui filas nos obstáculos. São feitas várias largadas com poucos atletas durante o dia todo. Então, tudo acontece muito rápido. É chegar, cumprir o obstáculo e seguir em frente (ou pagar). Falando em pagar, a punição por não cumprir um obstáculo é padrão: 30 burpees cada obstáculo.

Informação bônus: A medalha é a coisa mais linda desse mundo.

Características: Pouca lama; exigente, mas não em excesso; não possui grandes desafios psicológicos; corrida rápida e quase sem filas nos obstáculos; muito bem organizado.

Dica: Quando o atleta se inscreve, ele pode escolher o horário de largada. Evite os últimos horários do dia. Geralmente a essa hora, os staffs já estão cansados e alguns obstáculos (como o Spear Throw) podem estar um pouco desgastados, o que dá um clima de final de festa. Prefira uma bateria da manhã.

Cidades: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ).

 

Bravus Race: A maior corrida de obstáculos do Brasil

A organização da Bravus Race diz que cada edição tem em média 4mil atletas. Sabemos que algumas edições chegam a comportar cerca de 7mil. Além disso, são mais de dez edições por ano em várias cidades do centro-oeste e nordeste. Resumindo: é um monstro.

Os obstáculos são altos e assustadores. No psicológico, fica o destaque para o 1000 Volts, que nada mais é do que fios desencapados que dão choques nos atletas. Apesar disso tudo, é uma corrida de dificuldade física razoável. Na maior parte, a corrida apela para o medo de altura, da dor e da água. Se você já correu a Spartan, vá direto para a edição Monster de 10k. A Speed de 5k vai ser fácil.

Uma corrida muito conhecida, frequentemente figura em programas de televisão da Globo, como o esporte espetacular. Por todos esses motivos, a Bravus é uma das melhores corridas de obstáculos do Brasil.

Os pontos negativos que não podemos deixar de comentar são filas demoradas para fazer o obstáculo. Ou seja, você chega no obstáculo e precisa esperar sua vez (o que pode demorar até 15 minutos). Isso torna a corrida lenta e menos exigente, pois você descansa muito enquanto espera. O que é uma ironia para as edições Bravus Speed (que significa rápido), pois é a prova de obstáculos de 5k mais lenta que você vai conhecer.

Características: Muita lama; bastante exigente psicologicamente; lenta; divertida.

Cidade: São Paulo (SP), São José dos Campos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG).

 

Desafio Braves Mud Race: A mais completa corrida de obstáculos do Brasil

A Braves é uma corrida interminável. Em seus quase 6km de percurso (8km para quem quiser um desafio maior) você vai encontrar mais de 50 obstáculos. Isso não quer dizer que você precisa ser um Iron Man, para participar, mas que você terá muita diversão pelo caminho. Até mesmo porque esse é o foco da Braves. Para você ter uma ideia, o obstáculo mais icônico é o Godzilla. Um escorregador com 27 metros de queda que joga o atleta para o alto, direto para dentro de uma lagoa.

Criativa e inovadora, a Braves é só não domina o país, porque acontece em apenas um lugar: São José dos Pinhais, cidade próxima a Curitiba (PR). Para quem está disposto a viajar por uma prova de obstáculos, vale muito a pena.

Características: Muita lama; bastante exigente física e psicologicamente; bem organizado; mais de 50 obstáculos; divertido; forma filas nos obstáculos.

Cidade: São José dos Pinhais (PR).

 

Bônus

Black Trunk Race é uma das corridas com maior crescimento no Brasil. Uma prova com um estilo bem militar em percursos de 5 e 10km, a franquia tem uma grande abrangência no Sul do Brasil. Biguaçu, Blumenau, Porto Alegre e Jaraguá do Sul são apenas algumas das várias edições anuais. Com obstáculos consagrados e um ambiente que supera a corrida para se tornar um festival. Uma prova que vale a pena conhecer.

———————

A Treme Terra Race é uma corrida de obstáculos que vem apresentando um crescimento muito grande em qualidade e público. Com um percurso a partir de 5km e mais de 20 obstáculos, o foco é criar a melhor experiência para o atleta. Para isso, os obstáculos dessa corrida têm muita variedade de exigências físicas, psicológicas e mentais. Para vencer essa prova, não basta correr rápido e ser forte, é preciso um pacote completo de habilidades.

O objetivo da Treme Terra Race é divertir. Mas isso não significa moleza. Os atletas enfrentam muitos desafios que exigem força, velocidade, equilíbrio e muito treino. Veja abaixo o vídeo da edição de Setembro de 2017:

 

 


E aí, curtiu nossa lista com as melhores corridas de obstáculos do Brasil? Tem algo a acrescentar? Deixe nos comentários.

Quer saber mais sobre a Rinos Race? Acesse o site clicando aqui.

Anderson Lange

Especializado em marketing digital, com cursos em marketing esportivo pela ESPM, trabalho com marketing desde os 17 anos. Já fui designer, diretor criativo de agências, planejamento, coordenador e consultor de marketing para diversas empresas. Hoje sou sócio e diretor da PódioMkt. Uma agência especializada em marketing para eventos esportivos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *